Hugo Lopes é o primeiro Campeão da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL
Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves / Verín (1º Etapa)
Hugo Lopes é o primeiro Campeão da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL
Ao arrancar para o Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves / Verín, a última prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2024, Hugo Lopes garantiu, de imediato, o título de ‘Campeão’ do troféu português organizado pela PEUGEOT Portugal e coordenado no terreno pela Sports & You.
Dada a vantagem pontual que detinha à partida da prova organizada pelo CAMI Motorsport, ao piloto bastava garantir a participação neste rali, para cumprir com o Regulamento e, assim, garantir o Grande Prémio final do troféu nacional.
Neste rali perfilam-se atrás dele no ranking de Pilotos quatro nomes que pretendem assegurar a posição de ‘Vice’, os que nos três troços corridos ontem ao final do dia andaram a discutir os melhores lugares: Pedro Pereira (atual 3º classificado), João Andrade (4º) e Guilherme Meireles (5º), sobrando Pedro Silva que, no final do primeiro dia, era apenas 7º.
Ao final dos quase 28 km dos três trocos corridos ontem ao final do dia, a discussão pela vitória esteve a cargo do já ‘Campeão’ Hugo Lopes, e Rafael Rêgo, que lidera o rali, numa saudável luta entre os competitivos PEUGEOT 208 Rally4.
A prova continua hoje (sábado) dividindo-se por 3 classificativas de dupla passagem, entre Chaves e Verín, envolvendo um leque de dez equipas, que irão abordar uma dupla ronda por três especiais, num total de 78,96 km cronometrados. No final do rali realizar-se-á um troço espetáculo, no centro de Chaves, que não terá influência na classificação final.
Hugo Lopes pode já festejar a conquista antecipada do título de ‘Campeão’ da primeira edição de sempre da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL. Ao alinhar no Rali da Água – Transibérico – Eurocidade Chaves / Verín, prova do CAMI Motorsport que se corre até ao final do dia de hoje (sábado), o piloto do PEUGEOT 208 Rally4 n.º 55 assegurou esse objetivo, um dos que definiu para a época de 2024.
E é também ele um dos candidatos a nova vitória nesta prova, o que, a acontecer, será a sua quarta do ano (em 5 ralis), ainda que a vida não esteja facilitada, pois há quem lhe queira tirar esse protagonismo e quase hegemonia.
O primeiro é Rafael Rêgo, que com ele discutiu oe melhores tempos nos três troços realizados ontem ao final do dia: Transibérico, 6,60 km em que Lopes foi o mais lesto, para depois em Termas de Chaves (11,14 km) e Alto Tâmega (10,03 km) ser o seu atual adversário à vitória a definir as regras. O dia e a 1ª Etapa do rali terminavam com ambos separados por 1,7 segundos, com vantagem para Rêgo.
Atrás deles estão Pedro Pereira (3º), João Andrade (4º) e Guilherme Meireles (5º), que não só tentam alcançar um lugar no pódio, como também discutir a posição de ‘Vice-Campeões’ no final da época. A separá-los estão pouco mais de uma mão cheia de segundos, pelo que o dia de hoje vai ser o do tudo ou nada.
Será uma 2ª Etapa com uma dupla passagem pelos troços de Eurocidade (11,50 km, às 10h14 e 14h04), Verín (15,78 km, às 11h05 e 14h55) e Chaves (12,20 km, às 12h00 e 16h30), tendo a segunda visita a este último troço o estatuto de PowerStage. O dia integra uma ida ao Parque de Assistência entre cada ronda e um Reagrupamento antes da PowerStage.*
Finda a sequência oficial de troços, haverá a SuperEspecial Rota Termal City Stage (1,74 km às 17h06), troço-espetáculo desenhado no centro de Chaves e obrigatório para os pilotos ainda em prova, mas que não influi na classificação final do rali. Finda essa última demonstração, os carros dão entrada em Parque Fechado (Praça António Ribeiro Carvalho, Chaves). Pelas 20h15 decorrerá a cerimónia do Pódio junto ao Centro Coordenador de Transportes de Chaves.
Tal como na Madeira, o Rali da Água tem um coeficiente extra de 1,2 pontos, a multiplicar pelas pontuações alcançadas, abrangendo, também, os pontos a atribuir aos três mais rápidos na Power Stage.
Está, também, em equação o resultado da luta pelo cetro de Navegadores, discutido neste momento entre Valter Cardoso, João Aguiar, Pedro Santana, Pedro Alves e Roberto Santos.
* As horas indicadas referem-se ao primeiro carro na estrada.
Classificação da 1ª Etapa | RALI DA ÁGUA
Transibérico – Eurocidade Chaves / Verín
– 5ª (e última) prova da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL 2024
1º Rafael Rego / Ana Gonçalves, 16m 21,1s;
2º Hugo Lopes / Valter Cardoso, a 1,7s;
3º Pedro Pereira / João Aguiar, a 16,8s;
4º João Andrade / Pedro Santana, a 21,1s;
5º Guilherme Meireles / Pedro Alves, 21,9s;
6º Rafael Cardeira / Luis Boiça, a 35,3s; 7º Pedro Silva / Roberto Santos, a 37,6s;
8º Diogo Marujo / Jorge Carvalho, a 1m 15,4s; 9º Paulo Roque / Marco Macedo, a 1m 33,4s; 10º Joni Gonçalves / Paulo Silva**, a 11m 08,8s.
Notas:
** Não pontuam na copa pois desistiram na 1ª Etapa, regressando na 2ª Etapa em SuperRally (ver Reg Desportivo).
– Todos em PEUGEOT 208 Rally4 (Grupo RC4).
A PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL é uma iniciativa organizada pela PEUGEOT Portugal, estando a logística das três iniciativas a cargo da Sports & You, com o suporte da PIRELLI Motorsport.
INFORMAÇÕES E FOTOS:
– Imagens da PEUGEOT RALLY CUP PORTUGAL e da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA para imprensa (livres de direitos editoriais) em https://aifa.smugmug.com/Motorsport/PEUGEOT-Rally-Cup
CONTACTOS:
PEUGEOT PORTUGAL
Jorge Magalhães | jorge.magalhaes@stellantis.com | + 351 96 986 16 80
SPORTS & YOU
José Pedro Fontes | jpfontes@sportsandyou.pt | + 351 91 762 55 88
GOOD NEWS
Tito Morão | tmorao@goodnews.pt | + 351 91 840 00 01
José Pinheiro | jpinheiro@goodnews.pt | + 351 91 565 32 73