Terra minhota e asfalto andaluz como palcos das lutas nos 2 primeiros ralis da temporada

Terra minhota e asfalto andaluz como palcos das lutas nos 2 primeiros ralis da temporada

 

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 iniciou-se com as expectáveis batalhas entre as duplas portuguesas e espanholas inscritas na iniciativa, grupo onde também britânicos e eslavos pretendem demonstrar as suas valências em terrenos ibéricos. Os primeiros louros do ano foram atribuídos nos icónicos troços de terra do Rallye Serras de Fafe, onde Pedro Antunes e Paulo Lopes impuseram a sua lei, para depois, no exigente asfalto do Rallye Sierra Morena, serem Daniel Berdomás e David Rivero a mostrar porque são candidatos aos títulos de 2019. Em vésperas da próxima prova, o mundialista Vodafone Rally de Portugal, o equilíbrio entre os Peugeot 208 R2 é a nota dominante.

 

Está na estrada a Temporada 2 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, iniciativa de âmbito ibérico para a dinamização dos ralis na Península Ibérica, um conceito da Peugeot Portugal e da Peugeot Espanha, que a Sports & You coloca no terreno. Com um calendário de 6 provas3 em cada país e equitativamente divididas por pisos de asfalto e de terra, incluindo 2 incursões no mundo do WRC – o Peugeot 208 R2 é, de novo, o fiel companheiro das equipas que disseram “Presente!” a esta 2ª edição, todas com o objetivo de suceder a Roberto Blach e José Murado como Campeões.

Os primeiros passos nesse sentido foram já dados nos dois primeiros ralis do ano, o Rallye Serras de Fafe, corrido nos icónicos pisos de terra do Minho, e cerca de um mês depois, o Rallye Sierra Morena, este baseado nos exigentes troços em asfalto da região da Andaluzia, em Espanha, numa temporada que já deixa enormes promessas.

PEDRO ANTUNES E PAULO LOPES QUASE FAZEM O PLENO EM FAFE

A época começou no Rallye Serras de Fafe, pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, onde Pedro Antunes e Paulo Lopes se mostraram intocáveis, registando o melhor tempo em 12 dos 13 troços do rali, assumindo-se, assim, como a primeira dupla de referência da presente temporada desta copa ibérica de ralis, marcando, de forma vincada, a sua pretensão a um título que lhe fugiu em 2018.

Daniel Nunes / Rui Raimundo foram aqui os seus maiores adversários, tudo tendo feito para se aproximarem da liderança, sem nunca deixar de exercer a pressão com vista a uma eventual subida ao topo do pódio. Terminariam no 2º lugar, à frente dos espanhóis Alberto Monarri / Borja Rosada, eles que alcançariam o 3º lugar nos derradeiros troços, depois de recuperado tempo aos conterrâneos José Maria Reyes / Diego Sanjuan, que haviam ocupado essa posição ao longo do segundo dia do rali. A diferença final registada entre eles foi de um mero décimo de segundo. Os também espanhóis Daniel Berdomas / David Roberto fecharam o top-5 final.

Equilíbrio foi a palavra-chave ao longo do pelotão da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, entre as 23 equipas presentes neste rali em terra que, apesar da sua relativa dureza e das armadilhas do percurso, viu 18 Peugeot 208 R2 atingirem o final, comprovando a robustez e competitividade deste produto da área de Competição Cliente da Peugeot Sport.

01 – Rallye Serras de Fafe – Portugal (Terra)

– Nº de Especiais: 13 (inclui 1 Super Especial) | Distância cronometrada: 124,44 km

– Vencedores: Pedro Antunes / Paulo Lopes (The Racing Factory)

– 2º lugar: Daniel Nunes / Rui Raimundo (Inside)

– 3º lugar: Alberto Monarri / Borja Rosada (RaceSeven)

– Vencedor da Junior Cup: Pedro Antunes

– Vencedor da Ladies Cup: Nabila Tejpar

– Melhores Tempos em Especiais: Pedro Antunes (12) | Daniel Nunes (1)

– Participantes: 23 | Chegaram ao Final: 18 | Abandonaram:

DANIEL BERDOMÁS E DAVID RIVERO, OS MAIS FORTES NA ANDALUZIA

Seguiu-se o Rallye Sierra Morena, primeira prova do Campeonato de Espanha de Ralis de Asfalto, corrido na região espanhola da Andaluzia, um feudo onde as duplas espanholas nunca deixaram brilhar as formações invasoras, compostas por portugueses, britânicos e uma formação estónio/ucraniana. A melhor delas foi Daniel Berdomás / David Rivero, depois de terem conseguido ultrapassar os seus compatriotas Josep Bassas / Manel Muñoz, roubando-lhes o 1º lugar que fora seu durante grande parte do rali.

O melhor português nos exigentes troços de asfalto desta 2ª prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 foi Daniel Nunes, piloto que, neste rali, foi navegado por Fernando de Almeida, dupla que assegurou um sólido 3º lugar. Atrás de si ficaram Sérgio Francoli / Maria Salvo e José Maria Reyes / Diego Sanjuan, separados por meros 1,3 segundos.

Atingiram o pódio final todos os 18 Peugeot 208 R2 que iniciaram este rali, num atestado às capacidades dos condutores, grande parte deles Júnior (menos de 26 anos), à robustez e fiabilidade do modelo que serve de base a esta iniciativa e à elevada preparação das respetivas equipas técnicas e de mecânicos.

02 – Rallye Sierra Morena – Espanha (Asfalto)

– Nº de Especiais: 12 (inclui 2 Super Especiais) | Distância cronometrada: 189,26 km

– Vencedores: Daniel Berdomás / David Rivero (TRS Rally Team)

– 2º lugar: Josep Bassas / Manel Muñoz (GC Motorsport)

– 3º lugar: Daniel Nunes / Rui Raimundo (Inside)

– Vencedor da Junior Cup: Josep Bassas

– Vencedor da Ladies Cup: Nabila Tejpar

– Melhores Tempos em Especiais: Daniel Berdomás (5) | Josep Bassas (4)
José Mª Reyes (1) | Ricardo Sousa / Luis Marques (1); Nota: 1 Especial anulada

– Participantes: 18 | Chegaram ao Final: 18 | Abandonaram: –

BERDOMÁS/RIVERO E INSIDE LIDERAM RANKINGS

Somadas as pontuações destes 2 primeiros ralis da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 e em vésperas da realização do Vodafone Rally de Portugal, prova do WRC de que esta copa ibérica irá utilizar a sua 1ª Etapa, as Tabelas de Pontuações apresentam Daniel Berdomás como líder nos Pilotos, o seu co-piloto David Rivero no 1º lugar dos Navegadores e a formação da Inside como a melhor entre as Equipas.

No capítulo dos Pilotos, a vantagem de Daniel Berdomás (39,08 pontos) sobre Daniel Nunes (37,38) é mínima, sendo de apenas 1,7 pontos, mas bem mais apertada está a diferença pontual de quem lhes segue. Josep Bassas (29,67) e Pedro Antunes (29,62) estão em situação de quase igualdade pontual, demonstrando que as pontuações extra, decorrentes dos melhores tempos registados nas classificativas dos 6 ralis do calendário, poderão ter um peso significativo nas contas finais da copa. O top-5 fecha-se com José María Reyes (26,42), de um ranking que conta com 24 pilotos classificados.

Mais alargada – pouco menos de 10 pontos – é a vantagem de David Rivero (39,08 pontos) entre os Navegadores, fruto da ausência em Córdoba de alguns co-pilotos que haviam estado em Fafe. Paulo Lopes (29,62) é, por essa razão, o atual 2º classificado, seguindo-se Diego Sanjuan (26,42), Manuel Muñoz (21,67) e Rui Raimundo (20,38), numa lista que se compõe de 28 nomes.

Finalmente, o ranking das Equipas apresenta a Inside (41 pontos) como líder provisória neste capítulo, sendo seguida da TRS Rally Team (39) e da GC Motorsport (35). Estão classificadas 11 equipas.

Nota: Classificações de Pilotos, Navegadores e Equipas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 em detalhe em anexo.

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA é uma iniciativa organizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha, com as parcerias da Huawei, Vodafone, Pirelli e Total e a gestão logística a cargo da Sports & You, que é também Distribuidor oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha

 

INFORMAÇÕES E FOTOS:

– Informações adicionais em http://www.peugeotrallycupiberica.com/

– Siga-nos no Facebook, em https://www.facebook.com/peugeotrallycupiberica/

– Imagens da PEUGEOT RALLY CUP IBERICA 2019 para imprensa (livres de direitos editoriais) em https://aifa.smugmug.com/Motorsport/Peugeot-Rally-Cup

 

 

CONTACTOS:

PEUGEOT PORTUGAL – Jorge Magalhães: jorge.magalhaes@mpsa.com | + 351 96 986 16 80

SPORTS & YOU – José Pedro Fontes: jpfontes@sportsandyou.pt | + 351 91 762 55 88

GOOD NEWS – Tito Morão: tmorao@goodnews.pt | + 351 91 840 00 01

José Pinheiro: jpinheiro@goodnews.pt | + 351 91 565 32 73